Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pau Brasil



Nada como começar um Blog , pela verdadeira origem de nossa colonização , e constatar que de quebra já foi o inicio de uma quase extinção de uma espécie . Estamos falando do pau-brasil . A história já está calejada no ensino fundamental, mas para você que perdeu as aulas da quinta série ginasial vamos refrescar sua memória.
A madeira do pau Brasil foi muito utilizada por nossos índios para o tingimento de tecidos, os portugueses ao aportarem por aqui , logo descobriram nessa espécie uma riqueza inesgotável. Além do pigmento vermelho intenso extraído do cerne e conhecido como "brasileína", utilizado como corante e tinta de escrever. O pau-brasil também foi muito utilizado na construção naval e civil e em trabalhos de torno e marcenaria de luxo.
Ao longo da história diversas leis foram criadas para o controle da extração do pau-brasil, não com a finalidade de proteger nossas florestas, mas sim, de evitar a saída demasiada dessa riqueza e também de manter seu preço elevado. Essas leis que deram origem ao termo "madeira de lei".
Em 1978 por meio da lei n.º6607 de 7/12/1978 o pau-brasil foi declarado oficialmente como árvore símbolo nacional e foi instituído o dia 03 de maio como o dia do pau-brasil.
Está na lista das espécies ameaçadas de extinção, e hoje se resume a construção de arco de violino , sendo uma madeira cara.
Tronco do Pau -Brasil localizado na Escola Major Fonseca , na Rua Venancio Ayrees  com seus  característicos acúleos (falsos espinhos ),  Ela tem tronco jovem e estes "espinhos" ,caem mais tarde como placas. 


Pau-brasil , um pouco mais adulto e agora sem os acúleos , perdidos pelo amadurecimento da árvore.

Folhas do Pau-brasil , muito semelhante ao falso pau-brasil , que se diferencia pelas frutas e geometria das plantas.
Flores do Pau-brasil em processo de formação , localizado na Praça do Rosário , atrás da Igreja , entre as ruas Quintino Bocaiuva e General Glicério . (data 8/4/2011).


 
Arvore de Pau-Brasil , localizada atrás da igreja do Rosário , na Rua Quintino Bocaiuva com a General Glicério ,plantada pelo Jorge (comerciante de ervas do Rosário) .Esta arvore tem aproximadamente 10 anos .
Na cidade de Itapetininga, localizamos quatro árvores desta espécie ,ambas em locais públicos .
A mais velha das àrvores , esta localizada atrás da Igreja da Aparecida , na praça do mesmo nome , e deve ter seus 30 anos ou mais . Percebe-se que esta árvore , está meio judiada , por estar em pleno sol e o pau-brasil não fazer parte de nosso clima , pois as arvores nativas no Brasil , eram originarias da mata atlantica , do litoral brasileiro do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Norte , onde o clima é quente e úmido .

A árvore está atrás da Igreja da Aparecida e ninguem sabe que ela é o Pau-brasil.









Arvore com 10 a 12 m de altura, repare na pessoa andando pela calçada e compare a altura da árvore.












Jorge plantou o pau-brasil,
dentro de uma árvore que fora derrubada.


Como já falamos do mais alto Pau-brasil de nossa cidade , existe do meu conhecimento mais três especies muito fáceis de se ver pela cidade . Uma delas esta localizada atrás da Igreja do Rosário , na confluência das ruas Quintino Bocaiuva e General Glicério e foi plantada pelo comerciante de ervas do local , o Jorge , grande conhecedor de nossa flora e fauna local e que merece destaque em nossa cidade . Esta arvore ele plantou quando estava na altura do peito e hoje ela tem 3,5 m de altura , isso a sete anos atrás. 
O Pau-brasil em nossa região não se desenvolve bem , pois é uma árvore original da mata atlantica ,no litoral brasileiro do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Norte . Na foto na rua Quintino Bocaiuva, na Praça do Rosário , este exemplar não deve ficar exuberante , apesar de ter se aclimatado então .
Outro pau-brasil de destaque é o localizado na Av. Peixoto Gomide , proximo ao Banheiro Público Municipal , em frente a garagem do Cometa , e se encontra sombreado por outras arvores exoticas . Parece que os paus-brasis em nossa região se dão bem em sombra e meia sombra , pois as árvores tem aspectos sadios , apesar que a da rua Quintino Bocaiuva, tem aspecto sadio , mas não apresenta crescimento aparente , embora tenha sido plantada no sufoco de um tronco envelhecido .



Pau-brasil proximo ao banheiro público municipal na Av. Peixoto Gomide . A árvore da foto é a da direita .
Repare que as flores começam a aparecer no mês de abril em nossa cidade, e são predominantemente amarelas .

Pra fechar as espécies encontradas , tem destaque a árvore localizada dentro da escola Major Fonseca ,localizada na rua Venancio Ayres , na parte da frente da escola. Está árvore deve ter sido plantada na década de 80 ou 90 e começa a apresentar seus "espinhos" em seu caule . Esta árvore parece estar bem climatizada com o nosso clima doido .

Aspecto da árvore bem sadia , no patéo interno da Escola Major Fonseca.
O pau-brasil foi plantado provavelmente por um apaixonado pelo verde, dentro da escola.

No começo , eu confundi esta árvore com o Pau-Jacaré , que apresenta o caule muito parecido .

A madeira do pau-brasil é hoje empregada na 
construção de arco de violino e super valorizada no mercado.



CURIOSIDADE : - O pau-brasil era considerado extinto, quando em 1928 verificou-se a existência de uma árvore de pau-brasil em um lugar denominado Engenho São Bento, hoje Estação Ecológica da Tapacurá, pertencente à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP).
Atualmente, a espécie está tão ameaçada quanto diversas outras que povoam a Mata Atlântica, que apesar de ser um dos ecossistemas de maior diversidade é também um dos mais ameaçados do planeta. Para que a árvore do pau-brasil, tão importante para a nossa história, não se torne desconhecida, o Jardim Botânico de São Paulo implantou, em 1979, um “bosque de pau-brasil”, na intenção de preservá-lo para que mais brasileiros conheçam esta espécie.

2 comentários:

  1. Uéé.. eu não tinha um comenário aqui? Hey não para com o blog não! Muito bom!! ahhh... Luiz, faz uma matéria sobre a derrubada das árvores da Dr. Lobato. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Amei a matéria, agora fiquei sabendo onde encontrar árvores ( pau-brasil) em nossa cidade 👏🏻👏🏻 parabéns.

    ResponderExcluir

Dê sua sugestão de matérias do blog e/ou deixe seu comentário .